Danbury, CT - Sunday, October 26 2014
Home | Notícias | Saúde

Saúde

Reações a produtos químicos de limpeza põe housecleaners em alerta

A exposição constante aos fortes produtos químicos usados na limpeza de casa são responsáveis por graves problemas de saúde.

Divulgação
Testes comprovam eficiência dos produtos naturais da Vida Verde.

Testes comprovam eficiência dos produtos naturais da Vida Verde.

Divulgação

Programa da Vida Verde treina brasileiras no uso correto dos produtos.

Versão para impressão  Versão para impressão
Enviar para um amigo  Enviar para um amigo

“Se colocar amônia e Clorox perto de mim, fico com falta de ar e não posso ir trabalhar”. Declarações como esta da housecleaner Marilda Bolzan de Danbury, Connecticut, podem ser mais frequentes do que se imagina. Buscando uma solução para o problema, a Cooperativa Vida Verde de Massachusetts, que utiliza produtos de limpeza naturais, vem cada vez mais conscientizando as brasileiras de que a saúde é o mais importante.

No caso de Marilda, que limpa casas há cerca de nove anos e meio, o jeito foi adaptar os produtos de limpeza à própria saúde. Ela é obrigada a usar máscara, caso não tenha outra alternativa a não ser o uso de produtos mais agressivos. Preocupadas, algumas patroas dela adquiriram produtos menos tóxicos.

No setor de pneumologia do hospital local, onde faz tratamento até hoje, Marilda já encontrou housecleaners que teriam voltado para o Brasil, pelo fato de não poderem mais lidar com os produtos de limpeza. “No geral comentam que os produtos são fortes, algumas passam mal”, disse Marilda, acrescentando que algumas não aceitam os conselhos dela, quando diz que é preciso evitar certas “misturinhas”.

Teresa Dias limpa casa há 14 anos e disse que a experiência com produtos naturais não agradou. Apesar disso, já avisou as patroas que não usa produtos à base de amônia, o Tylex e outros que tem muita química. “Procuro a saúde em primeiro lugar”, disse. O que Nina Wolff sente ao usar Clorox é uma pequena ardência na garganta. A brasileira disse que não pensa em largar a atividade, mas admitiu que o prejuízo vem com o longo tempo de trabalho.

Eficácia comprovada
Testes realizados pelo Laboratório Surface Solutions, do Instituto de Redução do Uso de Tóxicos (TURI, em inglês), da UMass Lowell, mostram resultados satisfatórios para os produtos naturais produzidos pela Vida Verde. Como exemplo, o Magic, Fabulous e Fantastic tiveram desempenho igual ao Formula 409 All Purpose Cleaner. O Amazing, outro produto da cooperativa, utilizado na limpeza de vidros, teve índice de eficiência superior a 95%.

Segundo os técnicos, os produtos da Vida Verde “satisfazem ou excedem os modelos de metodologia de teste e os padrões Green Seal GS 37, quando comparados com produtos tradicionais”.

O alerta de Graça Ataíde, a “Gal”, vai para a limpeza de banheiros. Há oito anos, quando começou a limpar casas, não sabia do perigo de inalar a combinação de Clorox com água quente. “Sempre alerto: evite”, ensina ela, que não tem nada contra os produtos naturais, mas procura combinar qualidade com quantidade dentro do trabalho. A experiência ruim fez de Gal uma pessoa mais consciente.

Mais e mais mulheres tem procurado a Vida Verde como forma de amenizar as temidas consequências trazidas pelos produtos químicos. A próxima oportunidade de conhecer mais os produtos naturais acontece no dia 14 de fevereiro, das 12pm às 4pm, no escritório da Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers, 24 Union Avenue, Salas 8 e 10, em Framingham. As vagas são limitadas. Para se inscrever ligue para (617) 787-0557, Ramal 14, ou envie um e-mail para helensinzker@verdeamarelo.org.

O relatório completo dos testes de laboratório está disponível na página do Grupo Mulher Brasileira www.verdeamarelo.org/vidaverdecoop.

Por: Angela Schreiber
Comentários
Carregando...
Edição Impressa
Assine nossa Newsletter
Entre com seu e-mail abaixo para receber nossa newsletter

Comunidade News | Expediente | Fale Conosco | Política de Privacidade | Login

© Comunidade News LLC.

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Comunidade News LLC. <a href="http://marcusnunes.com" title="Marcus Nunes">Marcus Nunes</a> <a href="http://jovemempreendedor.com" title="Jovem Empreendedor">Jovem Empreendedor</a> <a href="http://56coisas.com" title="Listar metas">Listar metas</a>
Connecticut - New York - New Jersey
  Capa | Videos | Expediente | Fale Conosco
Buscar: