Danbury, CT - Thursday, July 24 2014
Home | Notícias | Local

Local

Consulado do Brasil disponibiliza títulos eleitorais para retirada

Número de eleitores brasileiros no exterior aumentou em mais de 100% este ano.

Versão para impressão  Versão para impressão
Enviar para um amigo  Enviar para um amigo

Já estão disponíveis no Consulado-Geral do Brasil em Nova Iorque os títulos de eleitor dos brasileiros que efetuaram a transferência do documento para os Estados Unidos. O consulado já está preparado para receber o grande número de eleitores que devem votar este ano.

O primeiro turno das eleições presidenciais acontece no dia 3 de outubro. Para saber se o título está disponível, o eleitor brasileiro deve acessar www.brazilny.org. O website oficial do Consulado-Geral do Brasil em Nova Iorque tem a relação completa. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o número de eleitores brasileiros no exterior dobrou este ano.

O Cônsulado-Geral do Brasil em Nova Iorque, Embaixador Osmar Chohfi, falou por telefone ao Comunidade News sobre os números de 2010. Segundo ele, o interesse em transferir o título aumentou. “Estamos com o maior contingente de eleitores no exterior. O Consulado em Nova Iorque tem 21.076 eleitores registrados”, disse o embaixador.

Ainda de acordo com Chohfi, várias seções eleitorais estão sendo organizadas. “O objetivo do anúncio que estamos fazendo é para que as pessoas possam vir a tempo retirar seus títulos, para votar nas eleições”. O consulado ainda está recebendo do Brasil os títulos já registrados, segundo Chohfi. “Vamos evidentemente distribuir e deixar à disposição assim que tivermos a lista definitiva dos títulos que já estão atualizados”.
Segundo o MRE, os consulados em Boston, Houston, Miami, Londres, Lisboa, Nagoya, Milão, Zurique e Porto, são os postos com o maior número de eleitores brasileiros no exterior. Todos estes locais tem mais de 5.000 eleitores cadastrados.

“Eu como Cônsul-Geral e como cidadão brasileiro, recomendo vivamente que todos os eleitores inscritos votem, porque a eleição é a forma como nós exercemos os nossos direitos democráticos, e a forma como participamos do processo político do país. Acho que todos os eleitores que puderem votar, que não tiverem uma razão muito forte para não votar, devem vir votar nas eleições do dia 3 de outubro”.

Festa da democracia
O Consulado-Geral do Brasil está bem preparado para receber o número expressivo de eleitores. Segundo Osmar Chohfi, serão organizadas 53 mesas de votação. “Vamos ter quase 500 pessoas envolvidas nestas eleições, tanto como mesários, como funcionários do consulado e de outras repartições brasileiras em Nova Iorque, que estarão ajudando na organização e apoio das eleições”.

As 54 seções eleitorais, ainda segundo o embaixador, estarão concentradas em um só local em Manhattan, o qual será informado posteriormente. “Estamos recebendo do Brasil as urnas eletrônicas. Vamos organizar muito bem estas eleições. Tenho certeza de que vai ser até uma festa cívica este encontro de brasileiros no local das eleições para votar e exercer o direito”.

Segundo o MRE, além dos consulados, participam na organização das eleições presidenciais no exterior a Divisão de Assistência Consular do MRE, repartições diplomáticas no exterior e a Zona Eleitoral Exterior, vinculada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal (DF).
De acordo com o embaixador, o consulado em Nova Iorque tem recebido consultas sobre a disponibilidade dos títulos para retirada, a qual deve ser feita pessoalmente.

Ainda segundo o MRE, o número total de brasileiros que votará para presidente em 2010 no exterior será de 200.050. Em 2006, haviam 86.359 brasileiros registrados. A diferença é 130% maior este ano.
Na hora de votar, além de levar o título eleitoral, o brasileiro deve ter também um documento de identificação com foto. Quem não votar deve justificar ao Tribunal Regional Eleitoral.

Da redação do ComunidadeNews.com
Comentários
Carregando...
Edição Impressa
Assine nossa Newsletter
Entre com seu e-mail abaixo para receber nossa newsletter

Comunidade News | Expediente | Fale Conosco | Política de Privacidade | Login

© Comunidade News LLC.

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Comunidade News LLC. <a href="http://marcusnunes.com" title="Marcus Nunes">Marcus Nunes</a> <a href="http://jovemempreendedor.com" title="Jovem Empreendedor">Jovem Empreendedor</a> <a href="http://56coisas.com" title="Listar metas">Listar metas</a>
Connecticut - New York - New Jersey
  Capa | Videos | Expediente | Fale Conosco
Buscar: