Danbury, CT - Tuesday, September 02 2014
Home | Notícias | Educação

Educação

Peça teatral mostra perigos enfrentados pelos trabalhadores

Com roteiro de Meryl Becker, “Eles Não Te Dizem Nada” diverte e informa.

Divulgação
Cena de “Eles Não Te Dizem Nada”.

Cena de “Eles Não Te Dizem Nada”.

Versão para impressão  Versão para impressão
Enviar para um amigo  Enviar para um amigo

Uma peça de teatro para contar o dia a dia de trabalhadores imigrantes. Este é o roteiro de “Eles Não Te Dizem Nada”, criação da professora de inglês Meryl Becker com finalização dos estudantes. O objetivo do espetáculo é chamar a atenção para os perigos enfrentados por trabalhadores da construção e pintura.

A estréia aconteceu na sexta-feira (21) no Black Box Theater e teve o apoio da Massachusetts Coalition for Occupational Health (MassCOSH), The Welcome Project e Somerville Center for Adult Learning Experiences (SCALE), onde Becker leciona.

Por telefone, a professora contou como surgiu a idéia e o que a peça mostra. Segundo ela, a idéia foi do marido, o qual trabalha na MassCOSH. O apoio técnico da organização foi fundamental para o trabalho. “É uma questão muito importante para os brasileiros, porque muitos são pintores”, disse ela.

O tema atinge não só pintores, mas também construtores e os chamados day laborers. A peça, com 7 personagens, tem um brasileiro atuando. Felipe Montarroyos é pintor e faz manutenções. Quando entrevistou este e outros brasileiros para compor a peça, Meryl descobriu que muitos deles não sabiam que é necessário usar uma máscara, especialmente quando retiram a pintura velha. “Muitos dizem que o envenenamento por chumbo atinge somente as crianças, não sabem que os adultos podem se intoxicar”.

Outro detalhe descoberto por Meryl é que muitos dos trabalhadores da área da pintura não usam a máscara adequada para a tarefa. “Muitos não usam nenhuma máscara”. As mãos e as roupas empoeiradas podem contaminar as crianças. Todos estes detalhes foram incluídos pela professora na peça.

Humor responsável
Há aproximadamente duas semanas, a Casa do Trabalhador do MetroWest realizou um workshop para alertar sobre o problema. Os trabalhadores testaram o nível de chumbo no organismo através de exame de sangue. Os primeiros sintomas da contaminação por chumbo são cansaço, dor de cabeça, irritabilidade e gosto de metal na boca. A intoxicação pelo metal pode causar problemas reprodutivos, perda de peso e falta de apetite, entre outros problemas de saúde.

A peça, apresentada em inglês mas com tradução para 5 línguas, incluído o português, mostra um trabalhador que contaminou o próprio filho. Cenas engraçadas descontraem o público, como as interpretadas pelo brasileiro. Exibindo os músculos e se vangloriando, o personagem diz que não vai se contaminar porque é forte. “Tem um pouco de cada”.

Para Felipe, estar no palco tem um papel fundamental. “É muito importante a comunidade brasileira saber”, disse ele, referindo-se aos perigos e riscos da contaminação. Ele próprio ficou mais consciente ao integrar o espetáculo.

Apresentada para a escola e depois para a comunidade, a peça teve discussões e debates entre imigrantes e especialistas em saúde e segurança do trabalhador De acordo com a professora, o script está disponível para a comunidade que desejar mostrar a peça. Os interessados devem contatar Meryl Becker pelo e-mail MerylBeck@aol.com.

Da redação do ComunidadeNews.com
Comentários
Carregando...
Edição Impressa
Assine nossa Newsletter
Entre com seu e-mail abaixo para receber nossa newsletter

Comunidade News | Expediente | Fale Conosco | Política de Privacidade | Login

© Comunidade News LLC.

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Comunidade News LLC. <a href="http://marcusnunes.com" title="Marcus Nunes">Marcus Nunes</a> <a href="http://jovemempreendedor.com" title="Jovem Empreendedor">Jovem Empreendedor</a> <a href="http://56coisas.com" title="Listar metas">Listar metas</a>
Connecticut - New York - New Jersey
  Capa | Videos | Expediente | Fale Conosco
Buscar: