Danbury, CT - Wednesday, November 26 2014
Home | Notícias | Educação

Educação

Brasileiros nos Estados Unidos voltam para a faculdade, em português

Faculdade Católica de Brasília inicia curso a distância para brasileiros residentes nos Estados Unidos.

Divulgação
Campus da Universidade Católica de Brasília.

Campus da Universidade Católica de Brasília.

Versão para impressão  Versão para impressão
Enviar para um amigo  Enviar para um amigo

O imigrante brasileiro que tiver o sonho de realizar um curso superior numa universidade brasileira já pode pensar numa realidade próxima. O Pólo de Educação a Distância em Boston, parceria entre a Universidade Católica de Brasília e instituições na capital de Massachusetts, já está com as inscrições abertas para o vestibular.

Segundo Igor Gomes, representante da universidade nos EUA, o projeto existe oficialmente desde outubro passado e é resultado de uma longa conversação entre Ilma Paixão, brasileira que participa de práticas inovadoras no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Depois de buscar outras parcerias no Brasil, sem sucesso, Ilma conversou com o Professor Roberto Santos, da Universidade Católica de Brasília, um dos responsáveis pela área de parcerias.

A universidade brasileira aceitou o desafio, pois já mantém parcerias semelhantes no Japão, onde existem 500 brasileiros estudando através do sistema. A exemplo da América, também é muito caro estudar no país do sol nascente. Em Boston, a parceria está tendo o apoio da Congregação Salesiana.

Segundo Igor, a Universidade Católica de Brasília já conquistou o prêmio de melhor universidade brasileira. A instituição integra ensino, pesquisa e extensão de forma crescente, e é um verdadeiro centro de referência na educação superior brasileira.

A iniciativa tem tudo pra dar certo. Segundo Igor, as inscrições para o vestibular já beiravam o número de 70 em dezembro passado, entre candidatos de Connecticut, Nova York, New Jersey e Massachusetts. A capital americana registrou dois inscritos. Muitos ligaram de Connecticut, e os estados que tiveram a maior procura são Massachusetts e Califórnia.

Para ingressar na Universidade Católica Virtual é preciso prestar o vestibular, chamado também de processo seletivo. As três provas, realizadas no Pólo de Educação, são de matemática, português e redação. Uma vez admitido, o aluno precisa voltar ao local em média uma vez por mês, para um treinamento onde vai aprender como funciona toda a infra-estrutura online do curso, e para realizar provas intermediárias, exames finais e monografias.

Um computador e vontade de aprender
O material para o ensino virtual é um computador básico com internet. Os cursos de graduação e pós-graduação, atualmente no número de 12 e 18 respectivamente, contam ainda com videoconferências e outras atividades que são previamente agendadas. Além dos cursos de graduação (bacharelado), a universidade virtual conta ainda com cursos tecnológicos, equivalentes nos Estados Unidos ao chamado Associate Degree.

Os públicos prioritários da universidade virtual são os brasileiros que estão indocumentados, os que sonham em ter uma educação a nível universitário e os jovens, que seja pelo alto custo ou pela barreira da língua, não conseguem estudar. É uma oportunidade para quem deseja estudar para melhorar de vida no Brasil. Segundo Igor, a competitividade em nosso país aumentou muito, e para enfrentá-la, nada melhor como um ensino de qualidade.

Quem iniciou um curso superior no Brasil e não terminou pode solicitar o reaproveitamento das disciplinas, após passar pelo vestibular. Porém, isto só é válido para quem deixou a universidade no Brasil há oito anos.
A carteira de cursos está sendo ampliada. O brasileiro que terminou o segundo grau nos EUA tem possibilidade de ingressar na universidade, embora a informação ainda seja extra oficial.

As inscrições para o vestibular se encerram no dia 19 de janeiro, e as provas serão realizadas no dia 25 do mesmo mês. Igor enfatizou que o projeto depende essencialmente do interesse da comunidade brasileira, para ser levado adiante. “Uma vez iniciado o curso, o aluno tem o compromisso de concluir”. As aulas iniciam em março.

As informações devem ser obtidas no website oficial www.catolicavirtual.br. Dúvidas devem ser inicialmente tiradas por e-mail com Igor pelo igorsdb@yahoo.com.br ou com Ilma, no ipaixaoucb@gmail.com. No caso das dúvidas persistirem os interessados devem ligar para Igor no (857) 272-4054 ou para Ilma no (774) 232-3483.

Da redação
Comentários
Carregando...
Edição Impressa
Assine nossa Newsletter
Entre com seu e-mail abaixo para receber nossa newsletter

Comunidade News | Expediente | Fale Conosco | Política de Privacidade | Login

© Comunidade News LLC.

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Comunidade News LLC. <a href="http://marcusnunes.com" title="Marcus Nunes">Marcus Nunes</a> <a href="http://jovemempreendedor.com" title="Jovem Empreendedor">Jovem Empreendedor</a> <a href="http://56coisas.com" title="Listar metas">Listar metas</a>
Connecticut - New York - New Jersey
  Capa | Videos | Expediente | Fale Conosco
Buscar: