Danbury, CT - Tuesday, November 25 2014
Home | Notícias | Cultura

Cultura

Fotógrafa brasileira participa de projeto com crianças carentes

No “Kids in Action”, Edna Santiago e a polonesa Marzena Maksym reúnem os mais belos trabalhos.

Divulgação
“Equador”, fotografada por Edna Santiago.

“Equador”, fotografada por Edna Santiago.

Versão para impressão  Versão para impressão
Enviar para um amigo  Enviar para um amigo

A fotografia como o despertar para um novo mundo. É o projeto “Kids in Action”, que tem a participação da fotógrafa brasileira Edna Santiago. Cenas registradas por várias crianças vão percorrer o mundo. O Brasil já tem lugar garantido na agenda de exibições.

O projeto foi criado pela socióloga polonesa Marzena Maksym, quando trabalhava como voluntária com crianças carentes na comunidade de Chunchi, Equador. Em outubro último, conheceu Edna em Nova Iorque, e estendeu o trabalho até as cidades de Warsaw e Jaslo, ambas na Polônia. “O objetivo é ter somente crianças carentes e desenvolver a confiança delas com a câmera”, explicou a brasileira.

Mas o “Kids in Action” pretende ir um pouco mais além. Depois de admirarem o próprio trabalho, os pequenos fotógrafos serão colocados em contato com outras crianças e comunidades, através do skype (sistema de voz por computador). Para isso, Edna e Marzena deixaram uma base de contato no Equador. E assim vai ser também nos outros países.

A exibição está sendo chamada pela dupla de “exposição viajante”. Segundo a brasileira, o projeto pretende mostrar um outro mundo para as crianças. Foi o que aconteceu com os pequenos equatorianos e poloneses. “Muitas nem sabiam o que é uma câmera fotográfica”. As fotos tiradas tanto no Equador quanto na Polônia mostram que as crianças aprenderam e muito bem a lição. As imagens dão a impressão de ter sido registradas por um fotógrafo profissional.

Um fato curioso aconteceu com uma criança equatoriana. A avó dela achou que ela havia roubado a câmera. “Porque a minha foto está ali, o que é isto?”, perguntaram algumas crianças no Equador, surpresas ao verem o resultado.

Fotógrafos mirins
Algumas crianças equatorianas, segundo Edna, são filhas de pais que se mudaram para outras cidades ou mesmo para outros países. “Havia crianças cujos pais vieram para os Estados Unidos”. De acordo com a fotógrafa brasileira, alguns pequenos fotógrafos perderam o contato com os pais. Já na Polônia, o projeto foi desenvolvido em um abrigo para crianças.

Empolgadas com o sucesso do projeto, Edna e Marzena decidiram mostrar o trabalho para Nova Iorque. No último sábado, as fotos tiradas no Equador e na Polônia, junto com registros feitos por crianças novaiorquinas no Parque Tompkins Square, no East Village, foram apresentadas ao público. A outra exposição na Big Apple aconteceu na quinta-feira (18), das 6pm às 8pm, na escola de inglês International Center. O projeto foi acompanhado de uma discussão sobre imigração.

Os próximos passos do projeto são exposições na França, China e Brasil. A fotógrafa brasileira avisou que pretende trazer a exposição para Danbury, Connecticut, para envolver as crianças equatorianas.

Edna e Marzena estão à procura de patrocínio. Contando atualmente com a ajuda das próprias famílias, as profissionais tem como contribuintes o fotógrafo polonês Bartosz Rozalski e o Instituto Cervantes da Polônia. Quem quiser patrocinar o projeto deve contatar Edna através do telefone (973) 760-2796 ou do e-mail ednassantiago@yahoo.com. As fotos do projeto podem ser vistas no site www.photographicproject.blogspot.com

Por: Angela Schreiber - Comunidade News
Comentários
Carregando...
Edição Impressa
Assine nossa Newsletter
Entre com seu e-mail abaixo para receber nossa newsletter

Comunidade News | Expediente | Fale Conosco | Política de Privacidade | Login

© Comunidade News LLC.

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Comunidade News LLC. <a href="http://marcusnunes.com" title="Marcus Nunes">Marcus Nunes</a> <a href="http://jovemempreendedor.com" title="Jovem Empreendedor">Jovem Empreendedor</a> <a href="http://56coisas.com" title="Listar metas">Listar metas</a>
Connecticut - New York - New Jersey
  Capa | Videos | Expediente | Fale Conosco
Buscar: